ASSOCIAÇÃO GIUSEPPE GARIBALDI PDF Imprimir E-mail
Índice de Artigos
ASSOCIAÇÃO GIUSEPPE GARIBALDI
Página 2

A Associação Giuseppe Garibaldi, fundada em 1883, nasceu da idéia de se congregar, sob um mesmo ideal, os imigrantes italianos em Curitiba. O mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela Revolução Farroupilha (1839-1841) no Brasil e pela unificação da Itália. Os imigrantes chegados há pouco e ainda saudosos da Itália, pretendiam de imediato homenagear Giuseppe Garibaldi, erigindo um monumento em sua homenagem, chamado herói dos dois mundos, porém foi impossível, porque vivíamos na Monarquia de D. Pedro II, ligado a famílias imperiais da Europa que Garibaldi lutara. Surge então, a idéia de se organizar uma Sociedade que, perpetuasse o nome do líder e que atendesse a algumas necessidades dos colonos, congregando-os e influindo na sua permanência nos lugares que vinha ocupando no Pilarzinho, Santa Felicidade, Água Verde e outros bairros próximos à Curitiba, e para concretização desse sonho foram convidados os brasileiros. Em dois de Junho de 1883, ela foi constituída e se tornava realidade com o nome de “Societá Giuseppe Garibaldi” di Beneficenza fra gli Italiani dimoranti nel Paraná. A sua legalização demorou ainda um mês, sendo instalada a 1º de Julho de 1883, data considerada oficialmente como de sua fundação. Na prática, a Sociedade permitia compartilhar interesses e necessidades entre os italianos em Curitiba.

A Sede da Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi, em Curitiba, foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália.
O Palácio, iniciado em 1887, foi concluído em 1904. A fachada, em estilo neoclássico, só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro
.
 

Importante na história do movimento operário paranaense, sediou, em 1906, o I Congresso Estadual, que gerou a Federação Operária no Paraná.Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio foi desapropriado pelo governo, teve uso como Palácio da Justiça e sede do Tribunal Regional Eleitoral.

E somente devolvido à Sociedade em 1962. Em 1988, o Palácio Giuseppe Garibaldi foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, mas continua como sede da Sociedade Garibaldi.